sábado, 18 de fevereiro de 2012

Notícias do Minas Trend Preview



Leveza é o tema da 10ª edição do Minas Trend Preview
O Museu das Minas e do Metal foi palco do lançamento da 10ª edição do Minas Trend Preview,  nesta quinta-feira (16), em Belo Horizonte. O presidente da Fiemg, Olavo Machado Jr., apresentou as novidades que marcam a edição, que vai antecipar as tendências da Primavera/Verão 2012/2013. Entre as principais mudanças estão a criação de um espaço para expositores do segmento moda infantil e a nova direção criativa do Minas Trend Preview, agora sob o comando da designer mineira Mary Arantes, da marca de acessórios Mary Design. “Estamos inovando em muitos aspectos nesta edição e privilegiando o design, que agrega valor aos produtos feitos em Minas e desperta o desejo do consumo”, afirmou Machado Jr.

Em parceria com o arquiteto Pedro Lázaro, Mary Arantes vai dar foco à sustentabilidade sob o aspecto da leveza, tema escolhido para esta edição. Ela propõe levar a inspiração cenográfica e arquitetônica da festa de abertura para todos os ambientes do Expominas com a mesma originalidade e rigor estético, que impõe a seus próprios desfiles. “Acredito que seja possível disseminar a leveza não somente nas relações, mas também no ambiente das empresas. A leveza neste contexto significa atitudes como redução de consumo e de desperdício nos processos”, argumenta.

Segundo Mary Arantes uma de suas inspirações de criação sob o tema foi o bambu. “O bambu cria raízes profundas, é flexível, resistente e versátil”, diz. Oco por dentro, portanto, leve. “Nos ensina muito sobre resiliência”, ressalta. Para ela, todas essas características podem ser trabalhadas dentro da indústria da moda.

“Sustentabilidade está na moda, mas ainda não é uma atitude automática”, diz Mary Arantes. Ela pretende colocar em prática, paralelamente ao evento, dois projetos que estão afinados com um dos pilares da Fiemg: a sustentabilidade. O primeiro será implantar a coleta seletiva do lixo da moda e fazer com que resíduos possam chegar a quem precisa. “Muitas instituições transformam tecidos em arte ou outros produtos dentro do próprio conceito da moda, como fazer roupa a partir de peças com LD (leve defeito)”, explica. A ideia será proposta à SLU (Superintendência de Limpeza Urbana de BH) para uma futura parceria.

O segundo projeto trata da implantação do descarte Zero nas escolas de moda do Estado. Criado na Europa recentemente, o Zero Waste tem como objetivo reduzir o lixo acumulado na produção de peças de vestuário, onde normalmente 15 a 20% de tecidos são jogados fora. Os estilistas tentam descobrir formas de reaproveitamento de sobras de tecidos para criar novas peças.

MTP em números: Principal evento de pré-lançamento de coleções de moda brasileira, o Minas Trend Preview abre o calendário da temporada Primavera/Verão 2012/2013, de 25 a 28 de abril, no Expominas, com salão de negócios, desfiles e uma agenda de palestras. Na última edição, a organização registrou a visita de 13 mil compradores. O salão teve 240 marcas em 191 estandes. A expectativa para a próxima edição é de crescimento de 12% nas vendas e 20% na geração de negócios, em comparação aos números da temporada anterior.

Fonte: http://www5.fiemg.com.br/Default.aspx?tabid=13356&mid=30568&ctl=Ver&id=715

Trabalho de aluno - Turma 42


Esse é o primeiro trabalho da turma 42 feito pelo aluno Arlei.
A saia reta foi modelada por ele em sala de aula e costurada na sua empresa.
Com 3 aulas já teve um ótimo resultado!
Parabéns
 
O laço feito na moulage, foi um detalhe que ele pediu pra criarmos em cima da saia básica.

Ficou linda!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Estilista Gustavo Lins coordena oficina de criatividade para alunos de moda do Senai

O estilista Gustavo Lins trabalha nesta quinta-feira (9) com alunos do Senai um “muro de arrimo” para despertar a criatividade para a moda. Usando retalhos da indústria da confecção, Lins orienta a criação da instalação que será exposta no Minas Trend Preview. Único brasileiro que integra a Câmara de Alta Costura da França, o estilista ministra, até sexta-feira (10), em Belo Horizonte, o curso  de Modelagem Intuitiva para instrutores do Senai. 

É a primeira vez que Gustavo Lins promove o curso no país. A iniciativa, realizada pela Fiemg, tem o objetivo de capacitar 20 instrutores dos cursos de moda do Senai de todo o estado, para que eles se tornem multiplicadores do conhecimento, ensinando futuros profissionais do setor. O próximo módulo do curso, que será realizado no ateliê de Gustavo Lins, em Paris, irá destacar o aperfeiçoamento de técnicas de modelagem, corte e costura.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (31) 3482-5576.




Fonte: http://www5.fiemg.com.br/Default.aspx?tabid=13356&mid=30568&ctl=Ver&id=702

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Estilista promove curso de moda inédito no país


 
O estilista Gustavo Lins, único brasileiro que integra a Câmara de Alta Costura da França, ministra, até a próxima sexta-feira (10), em Belo Horizonte, a 3ª etapa do “Modelagem Intuitiva”. É a primeira vez que o estilista reconhecido internacionalmente promove o curso no país. A iniciativa, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), tem o objetivo de capacitar 20 instrutores dos cursos de moda do Senai de todo o estado, para que eles se tornem multiplicadores do conhecimento, ensinando futuros profissionais do setor.

Participam professores das unidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Passos, São João Nepomuceno, Montes Claros, Formiga, Divinópolis, Governador Valadares, Visconde do Rio Branco, Patrocínio e Arcos. O curso, que será realizado até agosto deste ano, possui módulos de ensino em Belo Horizonte e em Paris. “Eu ensino tudo o que aprendi sobre modelagem nos últimos anos. É um projeto de longo prazo que nunca foi realizado no Brasil”, garante Lins. 

O próximo módulo do curso, que será realizado de 20 a 24 de fevereiro, no ateliê do Gustavo Lins, em Paris, irá destacar o aperfeiçoamento de técnicas de modelagem, corte e costura. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (31) 3482-5576.

Gustavo Lins
Natural de Belo Horizonte, o estilista é o único brasileiro que participa da Semana de Moda de Paris. Integra a Câmara de Alta Costura da França, que conta ainda com outros onze membros oficiais da Federação Francesa da Alta Costura, chancelada pelo Ministério do Comércio Exterior do país. Lins já trabalhou em grandes marcas como Louis Vuitton, Dior, Jean Paul Gaultier, além da japonesa Kenzo.